Morder tudo

 

Todo cachorro passa por uma fase em seu desenvolvimento em que eles mordem, uns mais, uns menos, mas todos mordem. Aqui estou falando daquele tipo de mordida quando eles vem brincar com a gente ou mastigar o chinelo, a almofada, etc.

É uma fase que cachorros passam assim como crianças passam por fases também.

Da mesma maneira que cachorros que ainda não sabem usar o banheiro não devem ter acesso irrestrito à casa, cachorros que mastigam tudo também não.

Coloque grades e obstáculos nos cômodos onde você não quer que ele faça nenhum estrago.

De‐lhe muitos brinquedos para mastigar, de vários tipos diferentes. Se ele morde suas roupas e panos, de a ele bichos de pelúcia. Se ele morde seus chinelos de borracha, de a ele brinquedos de borracha. Se ele rói os pés de seus móveis, de a ele brinquedos mais duros. E assim por diante. Tenha 10 ou 15 brinquedos diferentes e dê uns 4 ou cinco de cada vez, revezando a cada um ou dois dias, para ele não perder o interesse.

Quando o filhote morde as pessoas, mais uma vez a tática de ignorá‐lo é a melhor nesta situação. Se ele morder, levante‐se e saia da sala por um ou dois minutos, de a ele um tempinho para pensar no que ocorreu e volte para brincar com ele. Assim que ele começar a morder de novo, levante‐se e saia da sala. Não grite, ou reclame ou dê bronca no cachorro. Negar‐lhe a atenção é o melhor remédio.

Lembre‐se que todos na casa devem fazer a mesma coisa. Não adianta você estar se esforçando no treinamento e outra pessoa na casa deixa o cachorro morder à vontade. Isso só confunde a cabeça dele e vai fazer do adestramento muito mais difícil.